Vencedores Concurso de Contos Nelson Rodrigues

24-09-2012 09:41

 

Por Taíssa Stivanin
 
Fonte https://www.portugues.rfi.fr/franca/20120924-concurso-de-contos-de-nelson-rodrigues-premia-escritora-portuguesa-nesta-terca-feira
 

A escritora portuguesa Valentina Silva Ferreira, autora do conto "Viúva Fora do Quarto", foi a grande vencedora do concurso de contos "Nelson Rodrigues, 100 anos de aventura", em homenagem ao centenário do escritor. A entrega do prêmio, que visa promover a língua portuguesa e a cultura brasileira na Europa, acontece nesta terça-feira na sede da Unesco, em Paris.

No total, 116 participantes residentes na Europa enviaram seus textos inspirados no universo do dramaturgo, pai do teatro moderno brasileiro e autor de clássicos como "A Falecida", "Viúva, Porém Honesta", ou "Perdoa-me por me Traíres’’, entre outros. A vencedora, Valentina Silva Ferreira, conquistou os jurados com ‘’Viúva Fora do Quarto’’, um texto que traz referências de diversos autores brasileiros, como explicou Izabella Borges, do departamento de estudos lusófonos da Universidade Sorbonne Paris III, e uma das organizadoras do concurso. 

"É um texto inspirado em todo o universo rodriguiano, mas trabalhado em uma linguagem extremamente imaginética e barroca. Uma encruzilhada entre vários autores brasileiros", disse Izabella. O personagem principal do conto, aliás, leva o nome da protagonista do romance "O Casamento", Glorinha. De acordo com Izabella, o conto da vencedora também traz referências claras do autor de teatro português, José Régio.

De acordo com a escritora e a jornalista Márcia Bechara, que trabalhou com a professora na organização do concurso, o número de inscrições superou todas as expectativas. "Foi um recorde, recebemos textos da Sérvia, da Espanha, Itália, Portugal, outras regiões da França e da comunidade lusófona que entende e fala o português", diz Márcia. "Os dez primeiros colocados revelaram, acima de tudo, um conhecimento das referências do universo rodriguiano, e em segundo lugar, o desenvolvimento de um estilo próprio, que foram dois dos principais critérios de escolha", explica. A ideia é que os dez contos vencedores sejam publicados em francês e português, acolmpanhados de resenhas críticas escritas pelos jurados, entres eles Luciana Hidalgo, André Santana e Vário do Andaraí, vencedor do prêmio Jabuti. 

Autor ainda é pouco conhecido na França

O concurso também é uma oportunidade para divulgar a obra do dramaturgo, ainda pouco conhecido na França, "em relação ao seu valor", destacam as organizadoras. Apesar de ter boa parte de suas peças traduzidas no país, a popularidade de Nelson Rodrigues, qualificado de 'Shakespeare brasileiro', se restringe ao meio teatral. "Nelson Rodrigues estruturou o teatro brasileiro, ainda é pouco conhecido na Europa, mas praticamente desconhecido do grande público", ressalta Izabella. Por isso um dos objetivo é que o concurso, que conta com o apoio do Consulado Geral e da Delegação Brasileira Permanente da UNESCO, tenha uma versão anual. Uma maneira também de estimular o aprendizado da língua portuguesa fora do Brasil.